texto originalmente postado em 365 filmes de horror
Lobisomem na Noite - Werewolf By Night (2022)
Já pega a pipoca e o refri que esse é daqueles filmes perfeitos pra um momento delicinha: despretencioso, curtinho, um recorte no tempo da história que não importa o contexto e, muito, muito, muito importante, filme de hominho!… realmente é o meu tipo de filme.
Acredito que a informação que mais deve ter causado estranhamento em vocês é sobre ser um filme de hominho, vulgarmente conhecidos como super-heróis, não é? Pois bem. Ele é produzido pela Marvel Studios, que vocês sabem bem por quais outras produções é responsável (se não sabe, me chama no inbox que a gente vai se divertir), e pode ter ligações com o universo dos filmes futuros, porque nos quadrinhos eles já se encontraram. Vocês conseguem entender a minha emoção? Um filme de horror baseado num quadrinho que passa no universo dos hominho (se tivesse um dinossauro ou um tubarão, eu nem conseguiria escrever de tanto júbilo). Explicada essa contextualização nerdoca, avante, vingadores! (desculpa)
Dessa vez, eu vou me segurar nos spoilerzinhos porque é bem recente, então não se preocupem e podem ler até o fim.
A primeira coisa que diferencia esse filme dos outros produzidos pelo mesmo estúdio é que é inspirado nos filmes de horror das décadas de 1930 e 1940, inclusive sendo em preto e branco (tem até aqueles defeitinhos na fita - dá pra conferir isso no trailer) e toda aquela atmosfera esquisita. Também é um média-metragem, o que vai de encontro com as durações imensas que marcaram principalmente os últimos lançamentos.
Mesmo sendo um universo compartilhado com os outros heróis, não precisa ter conhecimento prévio de algum contexto relacionado a isso (até porque no filme não tem indicação dessa informação, é um metadado que eu trouxe). Então se você não liga pra super-herói, pode ir sem medo e, se você gosta, tem muitas teorias sobre como poderia acontecer esse encontro, baseadas no que já aconteceu nos gibis.
Por último, mas não menos importante, a história gira em torno de um grupo de caçadores de monstros que precisa disputar uma valiosa jóia enquanto enfrenta uma criatura perigosíssima. Eu sei que não parece muito animador lendo só isso, mas não quero estragar a experiência sensacional com informações demais. Só posso dizer: confiem em mim, monstrinhos, quando foi que eu dei uma indicação ruim?